Morreu Gil Scott-Heron, o precursor do rap

O poeta, cantor, figura icónica da música negra e precursor do rap Gil Scott-Heron morreu Sexta (27/05) à noite em Nova Iorque, aos 62 anos, por causas ainda não divulgadas. Sabe-se apenas que ele havia enfrentado um câncer, nos últimos anos.



Scott-Heron começou sua carreira musical em 1970, com o LP “Small Talk at 125th and Lenox“, e revolucionou o mundo do hip-hop por suas atuações de poesia cantada e falada misturando elementos do Jazz, Soul e ritmos latinos, relacionadas com os ativistas militantes afro-americanos. Em 2010, lançou seu último álbum, “I’m New Here“. Com ele, recebeu excelentes críticas e o apoio de novos artistas, como Jamie XX, que lançou uma versão completamente resmaterizada do CD, esse chamado “We’re New Here“..

Em toda a sua carreira, lançou, entre LPs e CDs 24 obras, além de 5 livros e 5 filmes.

Clipe oficial de uma das versões de Jamie XX, para a música “I’ll Take Care Of U“:


Considerado o “Bob Dylan negro”. Porém mais direto, ou não tivesse escrito uma canção sobre segregação racial na África do Sul chamada “Johannesburg”; e outra sobre alcoolismo, “The bottle”. No final dos anos 60 e primórdios dos 70, num período de lutas cívicas, convulsões econômicas e mudanças sociais aceleradas, poucos conseguiram capturar as contradições de seu país como ele.

Apesar de ser muitas vezes apontado como precursor ou padrinho do rap, este era um título que não agradava a Gil Scott-Heron, que preferia descrever o seu trabalho como “bluesology”, fusão entre poesia, soul, blues e jazz.

Matéria dos sites
www.publico.pt
www.blogintellectus.com.br

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: