No Twitter a prova de que começa uma nova era

Após narrar a guerra no Rio pela Internet, jovem relata a chegada de dias de paz no Complexo do Alemão

Rio – Através do microblog Twitter, na Internet, Renê Silva dos Santos, 17 anos, foi nos últimos dias a ‘voz’ do Complexo do Alemão em vários cantos do mundo. Diante do computador, o adolescente, que mora no Morro do Adeus, uma das favelas de lá, relatou com detalhes e em tempo real o desenrolar da guerra entre traficantes e forças de segurança. Ontem, os cerca de 28 mil seguidores do jovem na rede social começaram a ver uma nova história ser escrita naquela comunidade carente, onde milhares de pessoas aos poucos voltam à rotina.

Em vez de ‘fuzis’, ‘bandidos’, ‘tiroteio’ e ‘perseguição’, as mensagens de Renê têm outra conotação. Traduzem sensibilidade e fraternidade. O adolescente aproveitou o status de quase celebridade para divulgar ações de solidariedade, como a distribuição de sopas para pessoas carentes, e campanha de Natal para arrecadar brinquedos que serão entregues a famílias pobres. Sua iniciativa já conta com o apoio de famosos.

“‘Bora’ ajudar a criançada!”, postou a apresentadora de TV Astrid Fontenelle, que passou a seguir o jovem no Twitter, assim como a atriz global Fernanda Paes Leme, a dramaturga Glória Perez e o apresentador Marcelo Tas, do CQC, da Band.

Tímido e modesto, Renê disse que, só após o conflito no Alemão, percebeu o poder da comunicação. “Estou feliz em poder usá-la a favor das pessoas que moram aqui e precisam de mais investimentos em educação, saúde, saneamento básico e segurança”, comentou o adolescente, que há cinco anos criou o jornal ‘Voz da Comunidade’.

Veja o resto da matéria no site “O DIA online”
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/11/no_twitter_a_prova_de_que_comeca_uma_nova_era_128028.html

Blog do Renê Silva
http://renesilvasantos.blogspot.com/

Siga o cara no Twitter
http://twitter.com/Rene_Silva_RJ

fonte: Reportagens de Adriana Cruz, Beatriz Salomão, Diogo Dias, Francisco Édson Alves, Isabel Boechat, João Noé, Leslie Leitão, Luarlindo Ernesto, Lúcio Natalício, Mahomed Saigg, Marco Antonio Canosa, Maria Inez Magalhães, Maria Mazzei, Ricardo Albuquerque e Thiago Feres

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: