Consulte um médico antes de assistir a Copa do Mundo

– Faltam poucos dias para o início da Copa do Mundo da África do Sul. Mesmo que a equipe de Dunga não seja aquela “seleção dos sonhos”, o coração dos brasileiros vai bater mais forte e a adrenalina vai subir quando começar o mundial. A emoção promete ser tão forte que a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) vai realizar um levantamento inédito no País para avaliar os riscos de problemas cardíacos nos torcedores durante os jogos do Brasil. A finalidade é analisar a influência de um jogo dramático sobre a saúde dos espectadores.
– Em fase final de preparação, o levantamento, que será coordenado pelo cardiologista Nabil Ghorayeb, diretor do departamento de cardiologia do Esporte da SBC e responsável pelo Sport Check-up do Hospital do Coração (HCor), deve envolver cerca de 200 profissionais da área. “Serão selecionados de quatro a sete prontos-socorros de grandes hospitais em seis cidades do País para a iniciativa”, afirmou o médico. As cidades selecionadas foram São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte e Salvador.

Recomendações aos torcedores

– Para os torcedores mais afoitos – e principalmente para aqueles que têm histórico de problema cardíaco -, o médico faz algumas recomendações para evitar o estresse. “A mais radical é não assistir. Mas se a pessoa insistir em ver os jogos deve evitar tomar bebidas alcoólicas e bebidas derivadas de cafeína, pois elas funcionam como estimulantes. Não fumar ou evitar ficar próximo a um fumante”, ressaltou.
– “As pessoas mais sensíveis devem fazer uma autocrítica e se proteger. É bom lembrar que alguns jogos provocam uma carga emocional muito grande e podem desencadear eventos cardíacos graves. O importante é sempre consultar seu médico”, recomenda o médico.

fonte: Do G1, com informações da Agência Estado
http://g1.globo.com/especiais/africa-do-sul-2010/noticia/2010/05/especialistas-vao-monitorar-o-coracao-do-torcedor-durante-copa.html

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: