Um asteroide perigoso ainda é melhor que um asteroide muito perigoso

O asteroide sinistro da imagem chama-se 2005 YU55. Ele é uma ameaça à vida na Terra. Tem uns 400 metros de comprimento e está agora a uma distância de quase 2 milhões de quilômetros, mais ou menos 6 vezes a distância Terra-Lua. Essa “proximidade” o coloca em uma lista negra (para nós) dos asteroides potencialmente perigosos. Sua órbita calculada anteriormente mostrava que ele passaria muito perto da Terra. Para um asteroide com o tamanho de 4 campos de futebol alinhados, toda a precisão nos dados é pouca.
….Através do radiotelescópio de Arecibo de onde foi obtida essa foto pode-se mapear trajetória, distância, volume detalhes da superfície utilizando-se do RADAR, ou seja, não apenas captando ondas de rádio do espaço, mas também captando ondas de rádio emitidas por ele mesmo. Essa técnica tem sido utilizada com sucesso para estudar asteroides próximos, dando uma boa ideia de como é a superfície deles, mas também para determinar com precisão os seus elementos orbitais.
….E essa precisão nas imagens proporcionou que a órbita desse asteroide fosse refinada de tal modo que reduziu as incertezas em 50%. Assim, as chances de haver um impacto com a Terra nos próximos cem anos caíram a zero e o YU55 saiu da lista de “extremamente perigoso”, para ficar na lista dos “potencialmente perigosos”.
….Depois de contornar o Sol, esse objeto vai passar próximo à Terra em 8 de novembro de 2011, a uma distância de apenas 0,8 vez a distância Terra-Lua! Apesar disso, não deve trazer nenhum perigo, pelo menos nos próximos cem anos.

Veja essa máteria e muitas outras super interessantes no site:….http://colunas.g1.com.br/observatoriog1/
fonte: Matéria extraida do site G1 – Observatório – Cássio Barbosa….http://colunas.g1.com.br/observatoriog1/

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: